Em performance no MAM, criança interage com homem nu


Outro momento da performance de Wagner Schwartz (Atraves.tv/Reprodução)

Em uma performance na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, na última terça-feira, o artista fluminense Wagner Schwartz se apresentou nu, no centro de um tablado. Em vídeo que circula nas redes sociais, sob fortes críticas, uma menina que aparenta ter cerca de quatro anos aparece interagindo com o homem, que estava deitado de barriga para cima, com a genitália à mostra.

Na performance, intitulada La Bête, Schwartz emula um dos Bichos de Lygia Clark, as esculturas de alumínio com várias dobradiças que podem ser manipuladas pelo público. O artista se posiciona completamente nu em uma espécie de tatame e, então, pode ser manipulado pelos espectadores. A menina toca na canela e nos pés de Schwartz e depois sai engatinhando do espaço, e volta a assistir à performance. Ela está acompanhada de uma mulher adulta – segundo o MAM, sua mãe. Por atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o vídeo não foi publicado aqui.

A performance já foi apresentada anteriormente. Nas redes sociais, há registros de uma apresentação em Salvador, no Goethe-Institut, em que uma outra criança (uma menina um pouco mais velha) também interage com o artista, tocando sua cabeça.

Segundo o MAM, a performance aconteceu apenas uma vez, em sessão fechada para convidados. A nota completa do museu:

O Museu Arte de Moderna de São Paulo informa que a performance ‘La Bête’, que está sendo atacada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento para convidados. A sala estava sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez do artista. O trabalho não tem conteúdo erótico ou erotizante e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, que trata de objetos articuláveis. As acusações de inadequação são descabidas e guardam conexão com a cultura de ódio e intimidação à liberdade de expressão que rapidamente se espalham pelo país e nas redes sociais. O material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo participou brevemente da performance acompanhada de sua mãe e que a sala estava ocupada pelos espectadores. As insinuações de pedofilia são resultado de deturpação do contexto e significado da obra.

Comentários

  1. Quem denomina isso como arte só pode ser imbecil ou pedófilo. Será que essa MAM não tem outro tipo de porcaria para apresentar, que não envolva criança ? Absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de entender. Lá o homem fica com sua genitalia de fora e crianças observando. Porque aqui neste link não aparece a genitália.Isto prova o quanto criminoso foi esta exposição. Hipócritas, imbecis. Mãe, que mãe é esta, sem pudor, que sua imoralidade seja punida pelas autoridades competentes. Querem que meu pais seja uma sodoma, mas não vão conseguir. Deus está no comando.

    ResponderExcluir
  3. Allan Garcês02/10/2017, 21:46

    Nota de esclarecimento fraca e hipócrita do MAM. Isso nunca foi arte, não fale em cultura do ódio, não usem a vitimização. Tenham vergonha na cara e respeitem a família e os bons costumes!

    ResponderExcluir
  4. O Brasil não precisa desse tipo de arte,todos os dias o noticiário relata fatos de pedofilia onde,crianças e adolescentes são expostas a homens e mulheres que lhes roubam a inocência de forma violenta se utilizando de atos de sexualidade.
    O que o MAM fez foi mascarar tudo isso com sorrisos e Flash,não acrescentando em nada no âmbito educacional pelo contrário, sugeriram que pedofilia é normal e que nós,defensores dos bons costumes é que estamos errados.
    Pura hipocrisia.

    ResponderExcluir
  5. Projeto de lei pretende transformar criminosos em artistas - Jean Willys está resgatando um projeto de lei que estava engavetado desde 2015 pl 3291 que pretende excluir manifestaçoes artisticas do delito de apologia ai crime.

    ResponderExcluir
  6. TO TAL FALTA DE RESPEITO COM AS CRIANÇAS! VERDADEIRO ATENTADO AO PUDOR E À INOCÊNCIA INFANTIL! QUEREM PERVERTER AS NOSSAS CRIANÇAS, DESPERTAR E ESTIMULAR A SEXUALIDADE PRECOCE E IMPOR ESSE LIXO QUE CHAMAM DE IDECOLOGIA DE GÊNERO, ISSO É INADMISSÍVEL! DEIXEM AS NOSSAS CRIANÇAS EM PAZ, BANDO DE PERVERTIDOS IMORAIS PEDÓFILOS!!!

    ResponderExcluir
  7. Criminosos, estão querendo acabar com o civismo, a moral, e os bons costumes

    ResponderExcluir
  8. Essa gente tem que apanhar de cacetete. Pedófilos vagabundos. Essas mães que levam as filhas para esse lixo de evento não passam de grandes prostitutas.

    ResponderExcluir
  9. Isso é arte de puteiro de 5a categoria!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas